Alimentação



A alimentação é essencial para a vida, ela nos fornece os nutrientes que precisamos. Mas, alguns alimentos aumentam exageradamente o nível de açúcar no sangue, por isso é muito importante que o portador de diabetes saiba quais são esses alimentos.

Para manter o nível de açúcar adequado, no seu sangue, a dose de insulina deve ser adequada para a quantidade de carboidratos dos alimentos que voce irá ingerir. A prática de exercícios também influencia a necessidade de insulina.

Existe uma dieta ideal para o diabetes?

Não, a dieta ideal é a uma alimentação balanceada e saudável, ou seja, com:

- Baixo teor de gordura e proteína;

- Alto teor de carboidratos;

- Rica em fibras;

- Variedade de frutas e legumes. 

Não há necessidade de manter um rígido controle de refeição ou ser restritivo quanto ao tipo de alimento que consome.

Pessoas com diabetes podem usufruir de uma alimentação completa e variada.

Uma boa dica é pedir ao seu nutricionista para preparar uma dieta saudável. Ele é o profissional mais indicado para isso. Certifique-se de que ela é feita sob medida para seu estilo de vida e ao seu gosto. Assim, você a seguirá com mais facilidade.

Uma alimentação saudável alcança o equilíbrio entre carboidratos, gorduras e proteínas. Usualmente, o ideal é garantir que mais da metade do total de calorias provêm de carboidratos, menos de um terço de gorduras e de cerca de 15% de proteína.

Pirâmide alimentar

É importante comer alimentos variados de todas as seções da pirâmide. Dê preferência aos que estão localizados na base da pirâmide e diminua o número de porções dos alimentos da parte superior da pirâmide.

Os carboidratos são as principais fontes de combustível. Existem dois tipos principais:

Os que levam mais tempo para serem absorvidos pela corrente sanguínea, por exemplo: pão, massa, cereais e leguminosas. E os rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea, por exemplo: doces e frutas. Você pode acrescentar fibra para atrasar a absorção dos carboidratos, por exemplo: banana com aveia.

Você terá mais facilidade para controlar o nível de açúcar no seu sangue se tiver horários regulares para as suas refeições. Coma três refeições completas por dia (café da manhã, almoço e jantar) e faça pequenos lanches entre as refeições principais.

Evite comer alimentos gordurosos. Uma dieta com excesso de gordura poderá acarretar problemas relacionados ao seu peso e ao o nível de colesterol no sangue, o que não é saudável para o seu coração.

Beba muita água, ela é fundamental para uma boa saúde. Na verdade, a água desempenha um papel importante em todas as principais funções do seu corpo. Você deve beber, no mínimo de 6 a 8 copos por dia, exceto se o seu médico reduziu a quantidade de líquidos a ser ingerida por dia.